top of page

PIETRO LARA
Do lugar onde estou já fui embora

DOMINGO |13 de maio | 10h

As poesias são encenadas e vivenciadas, utilizando a fala, o gesto, o movimento e sons. Declamador e personagem se fundem a serviço da poética visual de Manoel de Barros, nos mostrando imagens que traduzem ou que representem os poemas e poesias. Como: “o menino que carrega água na peneira a vida toda”. Para a trilha sonora instrumental, o entardecer pantaneiro.

Para o cenário, figurino e objetos são utilizados os propostos pelo autor em seus poemas, como: os trapos para se fazer poema, peneira para carregar água, um pente, uma arvore, sacos de lixos, retratos de formatura, coisas sem préstimos.

As poesias foram selecionadas seguindo um conceito cronológico de criação: que nasce com a palavra, que depois evolui para o poema, matéria de poesia, fazedor de amanhecer, até chegar na infância, faixa etária do público alvo.

A proposta tem dramaturgia aberta, fazendo com que o público também participe do jogo cênico, das poesias, proporcionando em alguns momentos a interatividade com a platéia. A apresentação tem duração de 30 minutos, com classificação livre.

OBJETIVOS:

- Homenagear o poeta Manoel de Barros.

- Divulgar a obra do poeta.

- Promover a poesia.

- Incentivar o gosto pela poesia, pelo poema, pela literatura.

- Apresentar o artista Manoel de Barros para o grande público das escolas.

- Fomentar a poesia de Manoel de Barros.

bottom of page