top of page
PALESTRAS UBE-MS
Homenagens à Professora Maria da Glória Sá Rosa
Quinta a domingo | SESC MORADA DOS BAÍS

quinta-feira, 10/maio, 19h30 ALBANA XAVIER
 

Albana Xavier Nogueira, professora de Língua Portuguesa, Linguística e pesquisadora na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, atualmente aposentada. Durante vários anos realizou pesquisas sobre linguagem e cultura no Pantanal de MS, tendo publicado uma obra, capítulos de livros e diversos artigos sobre o assunto.Inclusive sua tese de doutorado, intitulada "A linguagem do homem pantaneiro" foi resultado dessas pesquisas. Ainda como professora e pesquisadora, atuou na Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal.

sexta-feira, 11/maio, 19h30 LUCILENE MACHADO
 

Professora adjunta no curso de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-UFMS/CPAN e no Programa de Mestrado Estudos Fronteiriços. Doutora em teoria da literatura pela Unesp – São José do Rio Preto e Universidad de Complutense de Madrid/Espanha. Mestra em Literatura pela UFMS e Membro da Academia Sul-mato-grossense de Letras. Tem obras publicadas em Portugal, Espanha e Itália. Recebeu, entre outros, o II Prêmio Internacional “Gaetano Scardocchia” na Itália, em 2009, e o Prêmio Nacional Guavira, em 2014. 

 

Publicou: Plântula – poesia | O gato pernóstico – literatura infantil | Fio de saliva – contos | A terceira mulher – contos |  Claricianas – publicado no Brasil e em Portugal | Biografia de amores – crônicas/contos  | Deserto e outras infinitudes – crônicas/contos | Os homens não amam as mulheres - crônicas/contos

sábado, 12/maio, 19h30

RAQUEL NAVEIRA
 

Nasceu em Campo Grande/MS, no dia 23 de setembro de 1957. Formou-se em Direito e em Letras, pela FUCMT, hoje Universidade Católica Dom Bosco. Mestre em Comunicação e Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo. Autora de vários livros de poesias, ensaios, romance e infanto-juvenis. Recebeu inúmeros prêmios literários e duas indicações ao Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro. Palestrante e colaboradora de revistas e jornais locais e nacionais.   Membro do PEN Clube do Brasil. Vice-presidente da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras.

domingo, 13/maio, 18h30 AMÉRICO CALHEIROS
 

Professor, escritor e teatrólogo.

Como professor sempre deu ênfase à arte e à cultura no processo educacional.

Publicou oito livros dentre os quais destacam-se  Sem Versos, Poesia pra que te  quero, Da Cor da Sua Pele, A nuvem que choveu e Campo Grande,

 Aquarela de Luz.

Desde muito jovem milita culturalmente em diversas áreas.

Na área pública ocupou os cargos de presidente da Fundação Municipal de Cultura Esporte e Lazer de Campo Grande e da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

Atualmente continua na militância cultural, seu grande compromisso como cidadão.

bottom of page