top of page

quinta-feira, 10/maio/2018 | 20h30 | SESC MORADA DOS BAÍS

IARA RENNÓ 
show MACUNAS

Para comemorar os 90 anos de publicação da obra original, Macunaíma – o Herói Sem Nenhum Caráter e os 10 anos do disco Macunaíma Ópera Tupi Iara Rennó apresenta o show MACUNAS

MACUNAS é um espetáculo que mistura música, literatura e artes visuais.  Com três mulheres ao palco em performance eletrizante, Iara e suas amazonas musicais – as MACUNAS – apresentam o repertório do álbum Macunaíma Ópera Tupi (Selo SESC, 2008). As músicas, todas criadas com trechos da obra original de Mário de Andrade, ganham novos arranjos em formação compacta. Guitarra, bateria, samplers, clarone e as vozes singulares conferem ao som  expressividade única. O show conta ainda com vídeo-cenário, criando uma atmosfera cinematográfica onde as performers ficam imersas. Assim como o livro e o disco, MACUNAS nasce também do processo antropofágico, onde, após o ato de devorar o anti-herói Macunaíma e toda sua substância, a Uiara (Iara) o devolve ao mundo, desta vez em recriação essencialmente feminina.

A música em Macunaíma
Macunaíma, o herói sem nenhum caráter é obra prima de reconhecida
importância nacional. Mais que uma colagem de lendas, mitos e rituais
indígenas, com temperos africanos e portugueses, é uma leitura da própria
formação da cultura brasileira. Na tentativa de encaixar a obra em uma
classificação literária, foi lhe associado o termo "rapsódia" que, para o autor,
"remetia diretamente às fantasias instrumentais que utilizavam temas e
processos de composição improvisada, tirados de cantos tradicionais ou
populares". Sendo a música o mais orgânico veículo de expressão e
continuidade da tradição popular oral, Macunaíma está cheio de canções e de
musicalidade. É a 'ópera tupi', uma odisséia modernista que, pela própria
estética do modernismo, não se apresenta no esquema de métrica e rima
pressuposto pelas tradicionais epopéias. No final do livro está a prova
irrefutável: "Me acocorei em riba destas folhas, catei meus carrapatos, ponteei
na violinha e em toque rasgado botei a boca no mundo cantando na fala
impura as frases e os casos de Macunaíma, herói da nossa gente".


Ficha técnica:
Iara Rennó – concepção, direção, guitarra e voz
Simone Sou – bateria, samplers e vocal

Juliana Perdigão – clarone, clarinete e vocais

 


 

SAIBA MAIS SOBRE IARA RENNÓ: www.iararenno.com

Iara Rennó

Cantora, instrumentista, produtora musical, performer, atriz, poeta e compositora, Iara Rennó tem hoje mais de 80 músicas gravadas e lançadas em álbuns físicos, seus e de terceiros, tendo entre seus interprétes Elza Soares, Ney Matogrosso, Gaby Amarantos, Jaloo, entre outros. Durante o ano de 2017 Iara fez o lançamento do primeiro mini-doc sobre seu trabalho, Afiando a Flecha, circulou com diferentes formatos de shows pelo Brasil, iniciou o projeto #Feminística, estreou no cinema com uma participação no filme ‘A Moça do Calendário’ (de Helena Ignez), gravou pela TV Rá Tim Bum o programa Pratinho da Iaiá (estréia prevista para abril de 2018 – seu primeiro trabalho na tv direcionado ao público infantil), e encerrou o ano cantando com Elza Soares – a cantora do milênio e musa de ARCO e FLECHA. Em junho de 2016 lançou os álbuns gêmeos ARCO e FLECHA (ybmusic/ Selo Circus), com excelente repercussão na mídia e público, sendo o FLECHA produzido em parceria com Curumin. No final de 2013 lançou IARA (Jóia Moderna) com produção de Moreno Veloso e banda formada Ricardo Dias Gomes (banda Cê, de Caetano Veloso, e Do Amor) e Leo Monteiro (Orquestra Imperial e Duplexx). Com Cibelle, Ruben Jacobina e o Do Amor, apresenta o disco de marchinhas autorais A.B.R.A. Pré-Cá (ST2, 2012). Em 2008 foi a vez do grande Macunaíma Ópera Tupi (selo SESC, 2008), disco temático feito a partir de fragmentos de Macunaíma — o Herói Sem Nenhum Caráter, de Mario de Andrade, que conta com a participação de artistas como Tom Zé, Siba e Barbatuques, entre muitos outros. A produção se transformou no musical Macunaíma no Oficina – Ópera Baile, montada em 2010 no antológico teatro de Zé Celso. Iara Idealizou e realizou o projeto multimídia ORIKI IN CORPORE– Instalação Sonora, exposição de 12 partes somando 400 metros quadrados no Museu Afro Brasil em 2009. Com Dona Zica – banda encabeçada por Iara, Andreia Dias e Anelis Assumpção — lançaram os álbuns Composição e Filme Brasileiro, de 2003 e 2005, respectivamente. Em junho de 2015, Iara Rennó lançou sua primeira aventura literária, o livro de poemas eróti-cômicos Lingua Brasa Carne Flor (Editora Patuá). Ainda em 2015 circulou com o espetáculo DRAMA – interpretando álbum original de Maria Bethânia. Iara iniciou sua carreira cantando com a mãe, Alzira E, além de ter integrado a banda de Itamar Assumpção por três anos como vocalista. De 1998 a 2002 cursou a Faculdade de Letras da FFLCH, USP SP.

bottom of page