top of page

GRUPO CASA
Visitação | Contação de histórias

QUINTA A DOMINGO | 8h às 11h e das 14h às 17h

Coletivo de Artistas foi fundado em março de 2014 na cidade de Campo Grande (MS) pela psicanalista, atriz e diretora Ligia Prieto e pelo ator, autor e diretor Fernando Lopes Lima. Nesses quatro anos de existência o Grupo Casa investiu na capacitação de seu elenco e formação de público, através de espetáculos, cursos e oficinas. O grupo conta hoje com dez atores/produtores. O grupo surge da necessidade de seus diretores de construir um coletivo de artistas capaz de realizar espetáculos variados tanto para o público infanto-juvenil quanto para o público adulto. Atualmente o Grupo Casa – Coletivo de Artistas, possui um repertório com mais de trinta e três espetáculos para crianças da série “As Aventuras de Bagacinho”. Desde sua fundação o coletivo realizou alguns eventos e espetáculos relevantes para a cidade de Campo Grande-MS: foram quatorze festivais de cenas curtas, doze “Caldos e Poesias” (Homenagens aos poetas regionais), nove “Dramas e Vinhos” (Leituras dramatizadas de textos clássicos), três espetáculos adultos (O Despertar da Primavera – 2014, Baixio dos Doidos – 2015 e Amor – 2015), dois encontros para discutir o teatro na formação do sujeito (ETECA – Encontro de teatro entre crianças – 2016/2017), um espetáculo para crianças (Zion – O Planeta dos Carecas) que estreou em 2014, e desde 2015 o grupo está em cartaz com os 33 espetáculos de “As Aventuras de Bagacinho” no Teatro Arena Bosque, todos os domingos, sempre com um espetáculo diferente, história que vão desde Pinóquio de Carlo Colodi até Romeu e Julieta de William Shakespeare. Todos inspirados no teatro-circo, na commediadell’arte e na contação de história. Além disso, a sede do Grupo Casa, a Casa de Cultura Nildes Tristão Prieto, mantém uma atividade diária de pesquisa, uma biblioteca com mais 2500 livros, cem alunos semanais, espetáculos e eventos.

Fernando Lopes Lima é diretor, ator, dramaturgo. Estudou artes cênicas na Universidade do Rio de Janeiro – Uni-Rio. Pesquisa as artes cênicas desde 1987. Foi ator/produtor da Cia. Alfândega 88 (RJ), direção de Moacir Chaves. Recebeu o prêmio Shell de 2013 pelo projeto"Ocupação do Teatro Serrador" no Rio de Janeiro, teatro ocupado pela Cia. Alfândega 88, ainda com está companhia circulou pelo Palco Giratório (SESC) de 2014 com três espetáculos: "Labirinto","A Negra Felicidade" e "O Controlador de Tráfego Aéreo".  Como ator e diretor,  colaborou com inúmeros espetáculos e participou de muitos grupos na cidade do Rio de Janeiro. Em Campo Grande/MS, Fernando é diretor artístico do GRUPO CASA – Coletivo de Artistas.

Ligia Prieto é psicanalista, diretora, atriz e produtora. Pesquisa as artes cênicas desde 2003. Em 2005 ganhou o prêmio de melhor atriz no Festival Sul-mato-grossense de teatro. Em 2013, foi gerente de cultura da SMPD-RJ (Secretaria da Pessoa com Deficiência), onde também exercia a função de professora de teatro, e era responsável pelo curso de teatro ministrado em toda a secretaria, com o foco em reabilitação, acessibilidade e inclusão. Foi integrante da Cia. Alfândega 88 (RJ) tendo feito parte do elenco de Labirinto, espetáculo dirigida por Moacir Chaves. Com este espetáculo circulou o Brasil no projeto Palco Giratório(SESC) de 2014. Em Campo Grande – MS, fez parte do elenco de diversos espetáculos e grupos, assim como no período que morou em São Paulo – SP. Atualmente está na direção geral do Grupo Casa – Coletivo de Artistas, companhia que fundou em 2014, onde ocupa as funções de atriz, produtora, diretora e professora de teatro para todas as idades.

bottom of page