top of page

sexta-feira, 11/maio/2018 | 20h30 | SESC MORADA DOS BAÍS

ESTRELINSKI E OS PAULERA
show LEMINSCANÇÕES

A questão é a seguinte: eu quero ficar semi-profissionalizado em matéria de música por uma questão inclusive de criatividade. (...) Eu quero ficar meio com um pé atrás e um pé a frente dentro desse universo da música popular.

(Paulo Leminski, em uma entrevista para a Rádio Brasil 104)

Nada permanece tanto ao invisível quanto a genialidade do artista. Assim a multiplicidade do curitibano Paulo Leminski continua a reverberar sobre as clássicas e modernas mídias de difusão da linguagem. Poeta, escritor e desbravador dos temas da natureza humana e das relações escritas e vividas em seu universo de migrações de culturas e de artes, Paulo Leminski continua perene em sua essência, inegável na história e necessário inspirador ao novo.

Além de sua importância poética, Leminski também permeou suas obras pelo viés da música. Aos pesquisadores de sua obra e astutos por sua linguagem, era sabido que alguns clássicos interpretados por Caetano Veloso, Arnaldo Antunes, Itamar Assumpção e Paulinho Boca tinham província “Leminskiana" em sua autoria. A mais nova geração redescobre aos poucos sua obra, porém com mais interesse. O choque das gerações começa a conectar-se à origem dos pontos, a teia de sua série de mídias chega à um novo sentido sensorial. Depois de seus clássicos literários, Paulo Leminski ganhou os museus mais importantes do Brasil e agora se apronta para o universo musical, tão intenso e representativo quanto as precedentes.

“Leminskanções" é a nova obra projetada para além de sua vida. Após seis anos de pesquisas dedicadas aos arquivos musicais do artista, Estrela Ruiz Leminski, também escritora, poeta, compositora e cantora do "Música de Ruiz" em dueto com Téo Ruiz, acaba de concluir um belo álbum duplo com composições exclusivas, inéditas, e parcerias de um dos bigodes mais modernistas da literatura brasileira. A obra é assinada por “Estrelinski" e "Os Paulera” que também formam o elenco de corpo que apresenta e veste respeitosamente as canções do disco duplo juntamente com artistas integrados às obras. “Os Paulera” compõe duas formações regionais entre Curitiba e São Paulo, onde aconteceram as gravações dos discos.

Um dos discos traz composições inéditas de Leminski – “Essa Noite vai ter Sol” – e o outro – “Se nem for Terra, se Transformar” – de canções em parceria e participação de outros amigos artistas como Arnaldo Antunes, Zeca Baleiro, Zélia Duncan, Serena Assumpção, Ná Ozzetti, Bernardo Bravo e André Abujamra.

Para expandir as multiplicidades de um dos gênios que mais inspiram a geração vanguardista dos artistas e apaixonados por arte contemporânea, esse duplo disco chega em boa hora. Na aparente impossibilidade de alterar as intenções de um artista, “Leminskanções" chega para mostrar as causas e as possibilidades visionárias que estabelecem a verdade e a força do amadurecimento genuíno de um ícone, reconstruído de diversas formas por diferentes tempos, lugares e olhares. A mais nova obra que chega ao nosso acervo musical brasileiro não se trata apenas da manchete do “inédito”. A seleção apresentada traz um panorama coerente ao universo e conexões já estabelecidas em vida pelo autor. Numa fibra orgânica composta por pessoas, lugares, arte e seus pensamentos, tudo se reencontra nessa compilação que não é apenas bela, mas naturalmente compreendida em sua vontade que permanece além de nós.

SHOW

Este trabalho é apresentado no show de mesmo nome, com praticamente todas as canções que estão no disco, porém com várias formações diferentes possíveis. O show pode acontecer, por exemplo, com a participação especial de alguns dos artistas que participaram dos discos, ou somente a banda liderada por “Estrelinski”.

bottom of page